sábado, 24 de abril de 2010

Modelo de base comunitária mogiana é o primeiro da Grande São Paulo

Modelo de base comunitária mogiana é o primeiro da Grande São Paulo

Mogi News - Osvaldo Birke

Oficial: Base do Pindorama foi oficialmente inaugurada ontem de manhã


* Oficial: Base do Pindorama foi oficialmente inaugurada ontem de manhã

Após quase um ano e meio de funcionamento, foi inaugurada ontem, oficialmente, a Base Distrital de Segurança Comunitária de Pindorama. Essa é a 34ª unidade do tipo no Estado, mas a primeira na região metropolitana. Neste modelo, importado do Japão sob a denominação de Tsuzaicho, o policial mora na base e tem uma viatura à sua disposição, estreitando o laço com a comunidade. O bairro conta ainda com uma ronda comunitária, formada por cidadãos, que usam seus carros com um giroflex (autorizado pela Polícia Civil).

Segundo o comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo, coronel Álvaro Batista Camilo, o modelo pode ser implantado em outros bairros da região. “É necessário fazer um estudo, porque existem algumas condições. O local não pode ter uma criminalidade muito forte, é preciso fazer uma parceria com a prefeitura e temos de achar um policial que queira morar na base”, observou. A base só foi inaugurada ontem porque havia problemas de documentação que tiveram de ser resolvidos.

A base de Pindorama foi construída em 2008, após a PM desativar uma unidade que existia ali. A população do bairro se uniu, conseguiu os materiais e a Prefeitura de Mogi arcou com os R$ 30 mil da mão-de-obra. É a administração municipal quem paga também os gastos com energia, água e telefone. O cabo Nunes mora no local com sua esposa e três filhos desde dezembro de 2008. Ele é responsável por monitorar uma área de 80 quilômetros quadrados, com 4 mil habitantes. “Em 2008, tivemos 113 ocorrências.

“Com o funcionamento da base, esse número caiu para 37 no ano passado”, destacou Mitiro Nagao, integrante da equipe de segurança comunitária.

Nunes diz que atende uma média de dez ocorrências por mês, geralmente de pequenos furtos de equipamentos agrícolas. ”Se acontece alguma coisa, os moradores ligam direto no meu celular ou aqui na base. Se for algo grave, imediatamente peço reforços. Já chegou a ter perseguição e troca de tiros, mas geralmente é tranquilo. A gente cria laços com a comunidade. Até por isso, não tenho medo de ficar aqui”, garantiu o cabo Nunes.

Ronda comunitária

O comandante-geral da PM afirmou que a ronda comunitária existente em Pindorama é a única do tipo no País. “No Japão, isso é comum. Lá, eles têm 2 milhões de voluntários, mas aqui eu nunca tinha visto. Vocês estão de parabéns”.

Jornal Mogi News

Postado Por:

Kennia Maraiza

Acessoria de Imprensa

do

GRUPO CSSIA BRASIL

Nenhum comentário: