sábado, 24 de abril de 2010

Confira locais e horarios onde mais roubam carros em SP

A proximidade com grandes hospitais e estações do metrô são os principais atrativos para os ladrões de carros em São Paulo. É isso que mostra o mapa do roubo e do furto de veículos na capital. O levantamento exclusivo feito pela reportagem revela as ruas mais visadas pelos ladrões em 2009 em cada uma das oito regiões em que a polícia divide a cidade e os horários e dias preferidos pelos bandidos para agir.

A pesquisa foi feita na base de dados do Infocrim, um sistema de dados criminais da polícia, cujo conteúdo é mantido em sigilo mesmo quando ele pode ajudar a prevenir crimes. Foi por meio desses dados que foi possível determinar o horário e o dia preferido dos ladrões. O mapa do crime demonstra que os furtos ocorrem mais entre as terças e quintas-feiras e sempre das 19 horas à 0 hora. Já os roubos distribuem-se por quase todos os dias da semana, com leve concentração nas quartas e quintas-feiras. A tarde a noite são os horários prediletos de quem usa arma.

O Infocrim também mostra que em três regiões - sul, oeste e centro - as vias recordistas de furtos ficam perto de hospitais. São elas: a Loefgreen, na Vila Mariana (zona sul), a Maestro Cardim, no Paraíso (centro) e a Barão do Bananal, na Pompeia (zona oeste).

As Ruas Loefgreen e a Maestro Cardim são velhas conhecidas da polícia. Perto da primeira está o Hospital São Paulo e da segunda, a Beneficência Portuguesa. Nos anos 90 um delegado espalhou faixas pela Vila Mariana e usou um megafone para avisar a população que não se devia estacionar naquelas ruas. O risco continua igual. Em 2009, ocorreram 126 furtos nas duas ruas.

Já na Barão do Bananal, é a proximidade com o Hospital São Camilo, além de bares e restaurantes. Mas a recordista de furtos em 2009 na capital, a Rua Alvinópolis, localizada entre as estações Penha e Vila Matilde do Metrô, na zona leste de São Paulo. Hoje os furtos representam pouco mais de 50% do total de carros levados por criminosos.

ROUBOS - Os roubos - quando o bandido usa ameaça ou arma contra a vítima - representam 45,3% do total de veículos na cidade. “Os carros mais antigos são furtados e os mais novos, roubados”, afirmou Eduardo Dal Ri, diretor da HDI Seguros. De acordo com ele, dependendo da região da cidade, a ação dos bandidos pode representar até 50% do valor pago pelo seguro de um veículo.

No caso dos roubos, a rua recordista na cidade é a Estrada do Alvarenga, na região de Santo Amaro. Na zona sul, a Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira e na região central a liderança ficou com a Rua Pedro Pomponazzi.

Se algumas ruas continuam sendo um paraíso para os ladrões há quase 20 anos, em outras, a ação da polícia mostra que é possível combater esse tipo de crime com planejamento e operações. “Fizemos operações na Rua Pedro Pomponazzi e conseguimos reduzir o índice de roubos nela neste ano”, afirmou o delegado Luiz Antônio Pinheiro, supervisor do Grupo de Operações Especiais (GOE), da Polícia Civil.

De fato, os roubos diminuíram cerca de 70% na área de responsabilidade do 6º Distrito Policial no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2009. O mesmo ocorreu em bairros como Tatuapé (-51,8% de furtos), Lapa (-6% de roubos), Pinheiros (-17% de roubos), Itaim Bibi (-42% de roubos e Perdizes (-11%). Neles, as Delegacias Seccionais Leste e Oeste fizeram operações específicas contra o roubo de carros. “Desde março do ano passado é nossa prioridade o combate aos roubos e aos roubos de veículos”, afirmou o delegado-geral, Domingos Paulo Neto.

“Nós distribuímos nosso efetivo de acordo com a evolução da criminalidade. Hoje, um capitão que comanda uma companhia determina todo dia as ruas em que as viaturas do patrulhamento vão passar e onde elas devem ficar paradas”, afirmou o comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel Álvaro Batista Camilo.

DO LADO DE CASA - 40% dos roubos de carro acontecem num raio de 500 metros da casa da vítima

VIA SATÉLITE - As seguradoras afirmam que a instalação de rastreadores e a marcação do chassi em várias peças dos carros podem reduzir em até 60% a chance de ser roubado

PREJUÍZO - O roubo e o furto de veículos causam prejuízo anual de R$ 6 bilhões no País. Mil veículos são levados por ladrões todos os dias. Os dados são de empresas do setor de segurança

Fonte: Jornal da Tarde

Postado Por:

Kennia Maraiza

Acessoria de Imprensa

do

GRUPO CSSIA BRASIL

Nenhum comentário: