quinta-feira, 29 de abril de 2010

Giro de Noticias

Operação termina com 21 presos em Taboão da Serra
Durante operação para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão, policiais civis de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, prenderam o autônomo O.G.M., de 31 anos, acusado de fazer parte de um grupo que roubava cargas de caminhões. Ao todo, 20 pessoas foram capturadas e um menor apreendido. A ação começou às 5h desta quarta-feira (28), e contou com 80 policiais em 35 viaturas.
O. é suspeito de ter participação em diversos roubos de carga. Na casa dele, os policiais encontraram um Meriva usado como viatura descaracterizada, um giroflex, duas toucas e um aparelho usado para bloquear o sinal do rastreador do caminhão.
Segundo a polícia, o grupo investigado armava falsas blitze para parar os caminhões e roubar os carregamentos. Depois do crime, o aparelho para bloquear o sinal do rastreador era ligado. Com M. foram detidos outros dois homens, que estão sendo averiguados.
Vinicius Santiago
Fonte Secretaria de Segurança Publica de São Paulo




Quinta-feira, 29/04/10 - 11:35
PM realiza hoje a 3ª Jornada de Polícia Comparada
"Plano de Implantação e Acompanhamento de Projeto da Prevenção à Violência" é o tema da 3ª Jornada de Polícia Comparada, realizada nesta quinta-feira (29), das 9h30 às 17h, no Hotel Jaraguá, na região central da Capital, pelo Centro de Aperfeiçoamento de Estudos Superiores (Caes) da Polícia Militar do Estado de Sâo Paulo.
Além de expor assuntos observados por oficiais de São Paulo durante visitação às polícias do Pará, Tocantins, Rio de Janeiro, Bahia, Espírito Santo, Goiás e Distrito Federal, o evento culminará com o encerramento da fase presencial do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais.
A jornada, presidida pelo coronel Ericsson Lemos Pita, do Distrito Federal, conta com oficiais representando os vários estados visitados pelos policiais militares paulistas.
Sala de Imprensa da Polícia Militar do Estado de São Paulo





29/04/2010 11h14 - Atualizado em 29/04/2010 11h14
PM prende dois e liberta vítima de sequestro relâmpago no ABC

Mulher foi obrigada a comprar três pares de tênis para a dupla.
Com os criminosos a polícia encontrou dois revólveres calibre 38.
Do G1 SP
Policiais militares libertaram uma vítima de sequestro relâmpago e prenderam dois suspeitos na noite de quarta-feira (28) no estacionamento de um hipermercado em São Bernardo do Campo, no ABC. Uma denúncia levou a polícia até o estabelecimento, que fica na altura do km 15,5 da Rodovia Anchieta.
Ao passar pelo estacionamento, encontraram o veículo suspeito e abordaram os três ocupantes. No banco do motorista estava a vítima; os criminosos, armados com revólveres calibre 38, estavam nos bancos traseiro e de passageiro.
Segundo a polícia, ambos confessaram que abordaram a motorista na Rua Líbero Badaró e a forçaram a ir ao hipermercado. Ela foi obrigada a comprar três pares de tênis em uma loja que funcionava ao lado do mercado, usando o cartão de crédito.
Além disso, eles confessaram também o roubo de um Honda Civic, no mesmo dia, algumas horas antes. Para os policiais, eles disseram um outro homem participou do crime, e seria ele quem estaria com o carro. Outra equipe da PM encontrou o veículo abandonado em uma rua em Diadema, também no ABC.
Os dois suspeitos foram autuados, em flagrante, por roubo e extorsão, e serão encaminhados ao Centro de Detenção Provisória de São Bernardo do Campo. Suas armas foram apreendidas e serão periciadas. A polícia continua à procura do terceiro suspeito.





Quinta-feira, 29/04/10 - 10:30
Criados três novos setores na Polícia Militar
Desde esta quarta-feira (28), a Polícia Militar passa a contar com três novos setores: o Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran), os Centros de Inteligência e de Comunicação Social da Polícia Militar. Para o comandante geral da PM, coronel Álvaro Batista Camilo, esse processo representa a continuidade de um sistema de gestão na polícia.
Os projetos, que já estavam aprovados pelo secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, foram homologados pelo governador do Estado, Alberto Goldman, e publicados no Diário Oficial de 28 de abril.
Agora, o comando planeja futuras nomeações para os novos centros. “Não estou tirando nenhum policial de nenhum outro programa de policiamento”, lembra o comandante.
Distribuição estratégica
O CPTran será subordinado ao Comando de Policiamento da Capital (CPC), e contará com dois batalhões: o 1º Batalhão de Trânsito, que abrange as regiões central, sul, centro-oeste e sudoeste da Capital; e o 2º Batalhão de Trânsito, que abrange as regiões leste, norte e sudeste da cidade. “Em um primeiro momento, o comando poderá ficar no Quartel do Comando Geral, mas a ideia é de não manter duas unidades de polícia juntas, pois assim teremos mais pontos de acesso à polícia”, comentou Camilo
Já o Centro de Comunicação e o Centro de Inteligência estarão diretamente subordinados ao Comando Geral da PM, e por isso instalados no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar.
Troca de comandantes
Devido à aposentadoria do coronel Julio Marcondes Salgado Filho, que comandava o Comando de Policiamento da Capital (CPC), a Polícia Militar promoveu uma séria de mudanças em seus postos de comando.
O coronel Eduardo José Felix de Oliveira, que comandava o Comando de Policiamento de Choque (CPChq), agora é responsável pela Coordenadoria Operacional da Polícia Militar (CoordOpPM). O coronel Maércio Ananias Batista, ex-comandante da CoordOpPM , agora é responsável pelo CPChq. Apenas o coronel Marcos Roberto Chaves, que respondia pelo Comando de Policiamento de Área Metropolitano (CPA/M-1), herdou o posto ocupado pelo coronel Salgado, no CPC.
“Diminuir ainda mais o índice de homicídios com ações específicas, valorizar o trabalho da Polícia Militar e criar interatividade entre bases e comunidades”, elenca como metas, o coronel Chaves. No comando do CPC, o policial tem de controlar todo o policiamento da Capital.
Com planos já traçados pelo comando, o coronel Felix tem uma missão: “fazer os planos darem resultado”. A nova responsabilidade do policial é fazer todos os tipos de planejamento para a PM paulista. Mesmo no novo cargo, o coronel pretende trazer ao seu setor o grupo formado por policiais do CPChq que planejam a segurança dos futuros eventos internacionais que acontecerão no Estado.
Outras mudanças
O Presídio Militar “Romão Gomes”, que era administrado pela Diretoria de Pessoal, passa para a Corregedoria. Já o Centro de Despesas de Pessoal saiu da Diretoria de Pessoal e passou para o Centro Integrado de Apoio Financeiro.
A Diretoria de Ensino mudou de nome, e passa a se chamar Diretoria de Ensino e Cultura, respondendo pelo corpo musical e pelo Museu da Polícia Militar. A Diretoria de Finanças passa a se chamar Diretoria de Finanças e Patrimônio, e responderá pelo Centro de Obras da Diretoria de Logística.
Já o Centro de Obras passa a se chamar Centro Integrado de Apoio Patrimonial.
Denis Bonelli
Fonte Secretaria de Segurança Publica de São Paulo




Quinta-feira, 29/04/10 - 09:42
PM liberta vítima de sequestro relâmpago e prende dois
A Polícia Militar libertou uma vítima de sequestro relâmpago, por volta das 22 horas da quarta-feira (28), no estacionamento de um hipermercado, na altura do km 15,5 da via Anchieta, em São Bernardo do Campo, no grande ABC. Além de libertá-la, os policiais prenderam, em flagrante, o ajudante D. N. C., de 18 anos, e o desempregado B. S. C., de 19 anos, que a mantinham refém.
Policiais militares da Força Tática do 6º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano (BPM/M) foram acionados pelo Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) para atender a uma ocorrência de sequestro relâmpago. Quando passavam pelo estacionamento do hipermercado, viram o veículo suspeito.
A vítima estava na direção, acompanhada por B. N. C., no banco do passageiro, e D. N. C., no banco traseiro. Ambos estavam com um revólver calibre 38 na cintura. Durante a abordagem, a dupla confessou que rendeu a condutora na rua Líbero Badaró, no bairro Paulicéia e, ameaçando-a com armas, forçaram-na a seguir para um hiperpermercado, de uma grande rede, na rodovia Anchieta. Ela foi obrigada a comprar três pares de tênis em uma loja que funcionava ao lado do mercado, usando seu cartão de crédito.
Eles confessaram também o roubo de um Honda Civic, no mesmo dia, algumas horas antes. Segundo os indiciados, um terceiro homem participou do crime, e seria ele quem estaria com o veículo naquele momento. Logo depois, policiais que estavam em uma viatura policial informaram que encontraram o carro, abandonado em uma rua do município de Diadema.
O ajudante e o desempregado foram autuados, em flagrante, por roubo consumado e extorsão. O proprietário do Civic compareceu ao plantão policial e confirmou que os dois roubaram seu carro, em companhia de mais uma pessoa, desconhecida.
A ocorrência foi registrada no 2º Distrito Policial de São Bernardo do Campo (Rudge Ramos). Os dois revólveres em posse dos acusados foram apreendidos e serão periciados. O veículo roubado foi devolvido ao proprietário. Os indiciados serão encaminhados ao Centro de Detenção Provisória de São Bernardo do Campo, à disposição da Justiça. A polícia procura o terceiro envolvido no roubo do Civic.
Leonardo Aragão
Fonte Secretaria de Segurança Publica de São Paulo





Quinta-feira, 29/04/10 - 09:22
Homem é preso com explosivos em Guaianazes
O desempregado E.C.S., de 18 anos, foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, às 2h40 de quinta-feira (29), na rua Gaspar Dias de Ataíde, Guaianazes, zona leste da Capital.
Policiais militares receberam uma denúncia anônima sobre um rapaz que estaria planejando um atentado à bomba no 68º Distrito Policial (Lageado). Ao verificarem, encontraram o desempregado, que carregava uma sacola laranja.
Na sacola, os PMs encontraram dois explosivos de demolição e dois detonadores de seis metros de comprimento. O desempregado negou o atentado e contou que achou os explosivos há um mês e, como não conseguiu vender, iria se desfazer deles. O acusado não soube dizer por que teriam feito a denúncia.
Ele foi encaminhado ao 68º DP, onde foi autuado em flagrante. Os objetos foram apreendidos, além de ter sido solicitada a presença de policiais do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE).
Com o desempregado também foram encontrados alguns documentos em nome de uma mulher. Eles foram apreendidos e encaminhados para a perícia.
Bianca Rossoni
Fonte Secretaria de Segurança Publica de São Paulo





Quinta-feira, 29/04/10 - 09:05
Casa funcionava como laboratório para batizar cocaína
A Policia Civil do Estado de São Paulo, por meio da Delegacia de Repressão a Roubos Especiais do Deic (Departamento de Investigações sobre Crime Organizado), estourou um laboratório do tráfico no Parque São Rafael, Zona Leste. A ação aconteceu na tarde de ontem (27). A equipe apreendeu no local 36,9 quilos de cocaína. Um homem foi preso. Segundo o delegado Arli Antônio Reginaldo, titular da DRREspeciais, no imóvel funcionava centro de preparo, empacotamento e distribuição para pontos de vendas na região.

A equipe, no início, investigava informações sobre um depósito de armas instalado na travessa Lírio do Brejo. As apurações indicaram um imóvel residencial. Os policiais cercaram o local. Na casa estava o gráfico A.S.L., de 27 anos. No imóvel não foram encontradas armas, porém existia um centro de processamento de cocaína. “Nesse lugar, a droga era misturada com outras substâncias. Depois fracionadas em pacotes de, aproximadamente, um quilo”, disse Reginaldo.

Além da cocaína, a equipe apreendeu 19,6 quilos de produtos para aumentar o volume. Lacerda contou que apenas guardava a droga para um homem identificado como Rogério. Os dois se conheceram no presídio em Marabá Paulista, onde cumpriram pena por roubo.
Maurício Rodrigues - Assessoria de Comunicação do Deic

Postado Por:

Kennia Maraiza

Acessoria de Imprensa

do

GRUPO CSSIA BRASIL

Nenhum comentário: